Fundo Rotativo Solidário


O que é Fundo Rotativo Solidário (FRS)?

Impressionante como algo bem simples na prática se torna difícil de explicar. Talvez seja pela época em que vivemos, onde a confiança nos outros não é uma prática comum e natural. Mas assim era, e ainda é em muitos locais no interior e nas capitais do Brasil. Famílias que se apoiam mutuamente, sejam com recursos financeiros ou não financeiros, se auto-financiam, criam suas próprias regras e mudam os rumos de suas próprias vidas. 

O Fundo Rotativo Solidário é nada mais que uma estratégia criada e utilizada pela sabedoria do povo brasileiro. Com ela, procura financiar atividades produtivas (em sua grande maioria), e logo depois, mesmo sem contrato assinado, as pessoas se comprometem e devolvem para o grupo o valor financiado. Dessa forma, outras famílias são beneficiadas, e assim um ciclo de solidariedade é criado e valorado entre seus participantes.

Pois então, é Fundo porque reúne recursos (financeiros, mão-de-obra, sementes); é Rotativo porque os recursos giram, circulam entre todos os participantes; é Solidário porque as pessoas recebem o benefício, mas também pensam no outro e devolvem, isso para compartilhar com outras pessoas da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário