segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Videoconferência mobiliza público p/ Conferência de Economia Solidária (BA)


PDF  | Imprimir |  E-mail
05 de fevereiro de 2014

Dezenas pessoas nos mais diversos cantos do Estado da Bahia participaram, nesta segunda-feira, 3, da primeira videoconferência de mobilização promovida pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) para a 3ª Conferência Estadual de Economia Solidária, agendada para maio próximo. Realizada a partir do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, a videoconferência, transmitida para 34 municípios, foi acompanhada de perto por participantes em auditórios de videoconferências da Secretaria da Educação com capacidade para abrigar 30 pessoas em média.

A secretária da Setre em exercício, Olívia Santana, destacou a importância do evento para divulgar a Conferência Estadual e também a Conferência Nacional que vai elaborar o Plano Nacional de Economia Solidária. “Este processo é muito democrático e é preciso sensibilizar os prefeitos a apoiarem as conferências territoriais”, afirmou, complementado que “os municípios precisam cumprir o seu papel para fortalecer o movimento da Economia Solidária em todo o Estado”.

Passo inicial - O superintendente estadual de Economia Solidária (Sesol), Milton Barbosa, que com a realização da videoconferência, a Setre oferecia aos interessados detalhes do calendário e do processo de debate das conferências territoriais. “Este ano, o tema das conferências territoriais e da estadual também será Construindo um Plano Nacional de Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável. E todos que vão participar deste debate precisam conhecer detalhes da metodologia dos encontros”, justificou.

Na abertura da videoconferência no IAT falaram José da Boa Morte, representante do Ministério do Trabalho e Emprego, e Débora Rodrigues, do Conselho Estadual de Economia Solidária. Débora explicou a metodologia para as conferências e destacou que, “desta vez, todas as conferências terão que ter no mínimo 16 horas de trabalho. Por isso, nenhuma conferência poderá ser realizada em apenas um dia”.

Preparatória - Convocada pelo Governador Jaques Wagner, por meio do Decreto N.° 14.780 de 29 de outubro de 2013, a 3ª Conferência Estadual de Economia Solidária será preparatória para a Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília, de 26 a 29 de novembro, quando será feito um balanço sobre os avanços, limites e desafios da Economia Solidária no país, considerando as deliberações das últimas conferências nacionais.

A 3ª Conferência Estadual terá, ainda, as seguintes finalidades: promover o debate sobre o processo de integração das ações de apoio à economia solidária, fomentadas pelo Governo e pela sociedade civil; elaborar os planos municipais, territoriais de economia solidária; as propostas para construção do Plano Nacional de Economia Solidária, contendo uma visão de futuro, diagnóstico, eixos estratégicos de ação; programas e projetos estratégicos e modelo de gestão para o fortalecimento da economia solidária no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário