sexta-feira, 14 de novembro de 2014

4° Intercâmbio de Fundos Rotativos Solidários acontece em Serrinha

Intercâmbio na Comunidade Quilombola de Vila Nova
No dia 03 de novembro, a Cáritas Regional Nordeste 3 promoveu no Armazém Solidário, em Serrinha, o 4º Intercâmbio de Fundos Rotativos Solidários. Esse evento teve o apoio da Rede Arco Sertão Bahia, que se constitui como uma iniciativa inovadora dos empreendimentos econômicos solidários organizados em rede e que visa fortalecer a comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar e economia popular solidária de diversos Territórios de Identidade do Estado da Bahia.

Os representantes dos grupos de economia popular solidária que participaram do intercâmbio tiveram a oportunidade de conhecer a experiência que conta com a liderança do senhor Jacinto Vieira e de mulheres de fibra da comunidade de Vila Nova, comunidade quilombola localizada no município de Biritinga, que fica a 30km de Serrinha. Durante a visita, seu Jacinto explicou para o grupo como a comunidade dele fez para acessar os recursos do Fundo Rotativo Solidário (FRS) a partir da iniciativa da Arco Sertão Bahia e o que já foi possível realizar e comprar a partir do valor acessado. A aquisição de insumos e equipamentos para a organização de uma horta comunitária foi uma das ações realizadas com o recurso do FRS, além do processamento de frutas para produção de polpas.

Seu Jacinto achou que o intercâmbio foi bom e gostou de partilhar sua experiência com outras pessoas sobre como a metodologia do fundo rotativo solidário é um elemento impulsionador das atividades econômicas do grupo.
.
Como forma de preparação para o Encontro Estadual de Finanças Solidárias, os participantes dialogaram sobre como fortalecer o debate político acerca do processo metodológico dos fundos rotativos solidários nos diferentes territórios do Estado da Bahia, considerando como ponto de partida as diferentes dinâmicas de articulação e comercialização e garantir o espaço para troca de experiências dos grupos de FRS acompanhados pela Cáritas Regional Nordeste 3.

O próximo intercâmbio será o metropolitano e acontecerá em Salvador no final do mês de novembro. 

Roda de conversa entre os participantes e moradores da comunidade


Fotos: Jadilson Oliveira
Nota: Assessoria de Comunicação Cáritas Regional Nordeste 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário