quarta-feira, 11 de março de 2015

Oficina de Sistematização de Experiências do projeto Fortalecer Finanças Solidárias

A oficina de Sistematização de Experiências do projeto Fortalecer Finanças Solidárias –SETRE/SESOL do governo do Estado da Bahia, que é executado pela Cáritas Regional Nordeste 3, ocorreu nos dias 06 e 07 de março de 2015, na Organização Fraternal São José, em Salvador/BA.

O evento contou com a presença de representantes de grupos acompanhados pelo projeto, da SETRE, da Rede CFES (Centro de Formação de Formadores em Economia Solidária), do Comitê Gestor de Fundos Rotativos Solidários da Bahia, além de assessores da Cáritas Regional NE3.

No primeiro dia, Tereza Mattos, educadora social da CFES fez uma apresentação sobre o CFES e sua atuação para dentro da economia solidária. Ela enfatizou a metodologia de sistematização e sua importância para o fortalecimento das experiências de economia popular solidária.

Para falar sobre a construção do Projeto, a participação do comitê gestor de Fundos Rotativos Solidários (FRS) e as escolhas estratégicas feitas pela equipe de assessoramento juntamente com o comitê, foram convidados Bárbara Schmidt-Rahmer, da Fundação Grupo Esquel Brasil, Simaia Barreto, pesquisadora do campo das finanças solidárias, e Joaquim de Oliveira, coordenador de microcrédito e finanças solidárias – SETRE. Ele destacou a importância do projeto como cumprimento dos deveres do Estado para com as comunidades, principalmente, as mais desassistidas com relação aos direitos sociais. Mas, apesar dessas ações voltadas para a economia popular solidária, ainda é preciso percorrer um longo caminho para a elaboração de políticas públicas nessa área.  

Após essa etapa, os representantes dos grupos acompanhados pelo projeto fizeram um resgate histórico da formação dos empreendimentos, analisando as principais dificuldades, as atividades desenvolvidas e a situação dos fundos rotativos solidários, sobretudo as atuações em âmbito territorial. Alguns grupos trouxeram vídeos, fotos e materiais que enriqueceram esse momento.

Juliana Alves da REFAS (Rede de Feiras Agroecológicas do Piemonte da Diamantina) considera que o projeto Fortalecer Finanças Solidárias ajudou para o fortalecimento e incentivo dos fundos rotativos solidários do grupo o qual faz parte. Atualmente, a REFAS está com 11 feiras agroecológicas implantadas em 10 municípios, sendo que 7 dessas foram organizadas com recursos do projeto em menos de 1 ano. Esse impacto positivo também foi percebido em outros grupos, segundo Bárbara Schmidt-Rahmer, que ressaltou a experiência da Associação Lutar pela Vida em Abundância (ALVA) que conseguiu com o apoio do projeto acessar recursos de outros editais, fortalecer os FRS e ganhar visibilidade no território de atuação.

O segundo dia da oficina foi dedicado ao processo de análise do que foi vivenciado nestes dois anos e meio de execução do projeto e como os grupos enxergaram o trabalho de assessoria da Cáritas durante este período. A partir das impressões e falas dos participantes, foi elaborada uma linha do tempo que servirá para a organização da sistematização do projeto. 


O projeto Fortalecer Finanças Solidárias - SETRE/SESOL termina no primeiro semestre de 2015 com o seminário final agendado para os dias 18 e 19 de março do presente ano.

Fotos: Marcos Fabricio Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário