quinta-feira, 20 de agosto de 2015

3° Encontro de articulação da Rede de Fundos Rotativos Solidários da Bahia


O 3° Encontro de articulação da Rede de Fundos Rotativos Solidários da Bahia aconteceu nos dias 13 e 14 de agosto de 2015, no Hotel Nacional Inn, Salvador – BA, e teve como ações a continuidade do processo de animação da rede, o debate e a construção do planejamento estratégico e estruturação das ações futuras da rede. Durante este momento estavam presentes representantes das seguintes entidades/grupos: ALVA, APANV, Arco Sertão, Barro Solidário, Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3, Coopermonte, Fórum Sustentável da Costa dos Coqueiros, Rede de Mulheres do Baixo Sul, Rede de Mulheres Vale do Jiquiriça, Rede Gavião, Rede Moinho, Ylê Axé Yepanda Ode e Sasop.

A elaboração dos textos sobre a missão e os valores da Rede foi iniciada no encontro realizado no final de junho, sendo concluída neste novo evento. Ficou acordado no coletivo presente que o texto final da missão da rede seria: “Articular, integrar e disseminar as experiências de fundos rotativos solidários e outros modos de finanças solidárias do estado da Bahia, fomentando o desenvolvimento, a troca de saberes e empoderamento de seus membros, através da participação em espaços de incidência politica e formação de parcerias para promoção da metodologia e das tecnologias sociais apropriadas a Economia solidária”. Já em relação aos valores da Rede, os(as) participantes consideraram fundamentais: Cooperação; Solidariedade; Auto Gestão; Viabilidade Econômica; Valorização social do trabalho humano; Sustentabilidade e Cuidado e respeito ao meio ambiente.


O momento também oportunizou o diálogo sobre a realização do seminário de Finanças Solidárias, que irá ocorrer nos dias 2 e 3 de setembro de 2015, na SETRE – Centro Administrativo de Salvador/BA, sendo que os empreendimentos/grupos que acessaram o edital “Fortalecer as finanças solidárias no estado da Bahia através da consolidação de metodologias de constituição, implementação e gestão de fundos solidários”, terão a oportunidade de apresentar os resultados dos seus projetos.

Outra temática tratada durante o evento foi a continuidade da animação e consolidação da Rede, considerando a finalização do projeto de articulação da Rede de Fundos Rotativos Solidários do Estado da Bahia, convênio entre Cáritas e Setre-BA, previsto para novembro de 2015. Algumas estratégias foram traçadas, como: realização de momentos formativos, respeitando as necessidades da maioria dos grupos membros e divulgação nos espaços de economia solidária (feiras e centros de comercialização, por exemplo) dos produtos produzidos pelos grupos que compõem a Rede.  

Os/as participantes também se dividiram nas tarefas de animação e mobilização de recursos para as futuras ações, demonstrando o interesse de manter essa articulação e fortalecer as parcerias entre entidades e empreendimentos de Economia Popular Solidária que já estão participando da Rede.



Nota: Assessoria de comunicação da Cáritas Regional Nordeste 3

Fotos: Josilene Passos (Assessora da Cáritas Regional Nordeste 3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário