quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Carta do 3o Encontro da América Latina e Caribe das Mulheres da Economia Solidária

Divulgado por Maribel Kauffmann no site do FBES.

A economia solidária é uma prática, econômica e social, que se estende pelo mundo inteiro, sendo a América Latina uma das regiões onde mais vem se desenvolvendo, produzindo experiências alternativas, que se contrapõe à lógica excludente do sistema neoliberal e do mercado capitalista.
E nós, mulheres, estamos na base desta construção, no campo e na cidade; na agricultura; na produção e nos serviços; ligadas às nossas comunidades e à movimentos diversos, gerando alternativas - não apenas econômicas mas também de inclusão social e de sustentação da vida, em todas as suas dimensões. 

Um encontro de mulheres da economia solidária traz toda esta riqueza e significa troca e renovação de compromissos. Por isso, esta experiência é potencialmente geradora de avanços para melhorar a situação de nossas comunidades, de nossos países, reforçando a caminhada de construção de uma nova alternativa para a humanidade, onde as necessidades da vida sejam predominantes.

Como mulheres, valorizamos o trabalho reprodutivo e o cuidado com nossas famílias e nossas comunidades. Sabemos da importãncia deste trabalho para a sustentação da vida e queremos que seja reconhecido, valorizado e transformado em ações sociais e políticas públicas.

Como mulheres, temos sofrido com a desigualdade, a discriminação, a violência, que nos anulam, nos invizibilizam, despotencializando nossa capacidade e reproduzindo um mundo onde somos consideradas cidadãs de segunda categoria em muitas dimensões.

A economia solidária tem sido um espaço importante de busca de alternativas, de nossa autonomia económica, de revelar nossa capacidade produtiva, de nos afirmar como trabalhadoras e como construtoras de um mundo novo, baseado na cooperação, na autogestão e na solidariedade.

Toda esta construção, a partir das proposições que temos elaborado e amadurecido nos nossos encontros, apontam para a necessidade de reafirmarmos nossos compromissos, bem como apontar novos, com um olhar voltado para o Rio Grande do Sul, para o Brasil e para a América Latina e Caribe. Assim, apresentamos, abaixo, a síntese das disussões realizadas nos Grupos de Trabalho do 3o Encontro da América Latina e do Caribe das Mulheres da Economia Solidária, contendo os nossos desafios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário