quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Oficinas Territoriais

As oficinas estão balizadas nos processos de construção do saber que ocorrem nos espaços de troca do projeto, procuramos constantemente uma dinâmica contextual e horizontalizada, fortalecendo o espaço da troca de saberes e o intercâmbio de experiências. De novembro de 2012 à 15 de julho de 2013 foram realizadas 03 oficinas de Economia Solidária e Metodologia de Fundos Rotativos Solidários, envolvendo um total de 100 pessoas na temática. 

A 1ª Oficina Territorial da Região Metropolitana de Salvador, realizada nos dias 16 e 17 de março de 2013, contou com a presença de empreendimentos solidários do território da Região Metropolitana de Salvador, do Extremo Sul e Recôncavo Baiano. Essa dinâmica é estabelecida para oferecer às experiências da região metropolitana uma oportunidade de entendimento mais amplo do cenário de Fundos Rotativos Solidários na Bahia e promover trocas diversificadas de saberes. É interessante observar que esta oficina contou com 100% de adesão das experiências de FRS do território. No total participaram 34 pessoas em dois dias de atividades.

Grupo apresentando o resultado das discussões – Oficina Metropolitana.
O objetivo central da atividade foi oferecer uma formação que discutisse noções de Economia Solidária e trabalhasse a Metodologia de Fundos Rotativos Solidários com um recorte para o ambiente urbano. 

Nesse contexto, a metodologia utilizada procurou unir momentos de exposição/provocação de ideias entrelaçando com os trabalhos de grupo. Havendo, também exposição de experiências de FRS mais urbanas e implementadas no Estado da Bahia, como a Associação Lutar Pela Vida em Abundância, localizada em Teixeira de Freitas e a Associação Santa Luzia, localizada no município de Salvador. 

A exposição das experiências permitiu que os grupos participassem ativamente, levantando questões, esclarecendo dúvidas e debatendo ideias. Tal fato expõe que os encontros entre experiências diversas proporcionam aprendizados de saberes e práticas distintas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário