segunda-feira, 11 de maio de 2015

1° Encontro de articulação da Rede de FRS da Bahia


O Projeto de articulação da Rede de Fundos Rotativos Solidários do estado da Bahia, convênio entre Cáritas Regional Nordeste 3 e governo do estado da Bahia, por meio de edital da Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (SETRE), teve a sua primeira ação realizada nos dias 29 e 30 de abril de 2015.

O 1º Encontro para Articulação da rede de FRS da Bahia aconteceu na Casa Kolping, localizada em Salvador, e contou com a presença de representações de 9 empreendimentos/instituições, que atuam no âmbito da Economia Solidária desenvolvendo a metodologia de Fundos Rotativos Solidários, além de assessoras da Cáritas Regional NE3.

Esse evento buscou trabalhar a coesão grupal e apresentar os conceitos relevantes para a construção da Rede de FRS. Para isso, no primeiro dia, os participantes trocaram experiências por meio do diagnóstico da situação atual dos empreendimentos, identificando quais as ameaças, potencialidades, fragilidades e fortalezas de cada grupo; conheceram a realidade da Rede Gavião, da região de Vitoria da Conquista, apresentada por Denilson Rocha Moura, que expôs sobre a criação da rede, quais as cooperativas e associações que a compõem, como se organizam, as principais ações e projetos desenvolvidos e a importância do trabalho em rede. 


No segundo dia, as reflexões continuaram e, após verem o vídeo “O mundo em rede - Redes de cooperação e Produção sustentável”, o grupo debateu sobre o conceito do termo Redes e capital social, além de levantarem quais os desafios e as vantagens de se atuar em rede. Aproveitaram também para pensar sobre as expectativas e o porquê das organizações/empreendimentos de Economia Solidária atuarem em formato de rede, ressaltando que manter um canal de comunicação entre os empreendimentos de economia solidária e participar de outros espaços de debate sobre essa temática são ações importantes para manter a rede ativa.

Por fim, as assessoras da Cáritas Regional NE3, Amanda Silva e Maíra Silva, apresentaram a proposta do Projeto de articulação da Rede de FRS, destacando o papel da Cáritas como agente animador da rede, oferecendo espaços de formação e articulação dos grupos envolvidos. 


O próximo encontro da Rede de FRS Bahia foi agendado para o segundo semestre desse ano.

Foto: Arquivo Cáritas Regional Nordeste 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário