terça-feira, 2 de junho de 2015

Cáritas Nordeste 3 promove Encontro de Mulheres do Semiárido e Economia Solidária


Encontro de Mulheres do Semiárido e Economia Popular Solidária nordeste 3
“Pra mudar a sociedade do jeito que a gente quer… Participando sem medo de ser mulher”… O canto “Sem medo de ser mulher” embalou o Encontro de Mulheres do Semiárido e Economia Popular Solidária, promovido pela Cáritas Regional Nordeste 3, que aconteceu nos dias 23 e 24 de maio, em Feira de Santana/BA. Mulheres de diversas regiões de Sergipe e da Bahia (Estância, Paulo Afonso, Ruy Barbosa, Macajuba, Serrinha, Itaberaba, Irará, Feira de Santana, Riacho de Santana, Mairi, Caetité, Amargosa, Salvador e Irecê) se reuniram com o objetivo de fortalecer e ampliar a mobilização, a organização e a formação política e feminista refletindo sobre a participação das mulheres na construção da convivência com semiárido.
Cleusa Alves, assessora da Cáritas Regional Nordeste 3, dialogou com as participantes sobre a história das mulheres no processo de convivência com o semiárido, destacando os desafios e avanços dessa trajetória. Muitas mulheres relataram as suas experiências de resistência e resiliência, quando se viram sozinhas, sem a presença dos maridos, que viajavam para trabalhar fora da zona rural, e com a responsabilidade de cuidar dos/as filhos/as, dos seus lares e garantir água e alimento para o sustento delas e de suas famílias. Outras lembraram também das mudanças: antes tinham que caminhar com latas d´água na cabeça, mas agora têm água para consumir e produzir por meio da implantação das cisternas em seus quintais. E, além disso, estão mais conscientes dos seus direitos e buscam melhores condições de vida para suas comunidades.
O encontro oportunizou, ainda, a partilha de experiências com a participação de representantes do Grupo de Mulheres de Caetité e do grupo de Artesãs do Alto do Papagaio, de Feira de Santana. As participantes puderam conhecer como esses grupos se formaram, como se organizam, quais são as suas principais ações, as conquistas alcançadas e as dificuldades que ainda precisam superar. Os principais aprendizados desse momento foram socializados de forma lúdica pelas mulheres por meio de apresentação teatral e de expressão corporal.
No último dia do evento, as participantes trocaram saberes sobre os Fundos Solidários e seu papel como alternativa para construção de autonomia e empoderamento das mulheres rurais e urbanas. As participantes tiveram espaço para dar seu testemunho sobre as suas experiências voltadas para produção e comercialização, educação contextualizada, preservação das sementes nativas e fundos rotativos solidários.
No encerramento do encontro, foi escolhida a delegação que participará do Encontro Nacional de Mulheres do Semiárido e da XI Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária, que acontecerá no início do mês de junho (de 02 a 05), em Cratéus/Ceará. As mulheres escolhidas coletivamente levarão na bagagem as reflexões, os relatos e os sentimentosde todas que participaram desse evento e, lá no Ceará, se juntarão a tantas outras mulheres, agricultoras, camponesas, lutadores que acreditam que “Pra mudar a sociedade do jeito que a gente quer… Participando sem medo de ser mulher”…
 Por Iasmin Santana :: Assessora de Comunicação da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário