quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 organizou o 1º Intercâmbio do projeto de acompanhamento de Fundos Solidários

Em julho a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 organizou uma caravana de empreendedores solidários para participarem do Evento Mundial de Economia Solidária, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Lá ocorreram a 2ª Feira Mundial de ECOSOL e o 2º Fórum Social de ECOSOL. Foi o 1º Intercâmbio do projeto “Para Fortalecer as Finanças Solidárias no Estado da Bahia, através da Consolidação de Metodologias de Constituição, Implementação e Gestão de Fundos Solidários”.


Este intercâmbio de experiências foi concebido dentro do espaço do Comitê Gestor de Fundos Rotativos Solidários da Bahia, com foco na participação e interação do grupo de educadoras sociais e representantes de 10 empreendimentos solidários no evento Mundial de ECOSOL.

A participação objetivava a troca de conhecimento, experiência e solidariedade entre os diferentes representantes dos empreendimentos solidários e as várias iniciativas expostas na 2ª Feira Mundial de ECOSOL,  além da participação nos seminários e oficinas do 2º Fórum Social de ECOSOL.

Este evento proporcionou vários espaços de reflexão e construção do saber. Nos seminários e oficinas o grupo pode refletir sobre conceitos norteadores da Economia Solidária; pode conhecer novas metodologias de empreendimentos solidários; debater sobre o papel das etnias na construção de uma nova economia, protagonismo feminino, educação popular contextualizada e soberania alimentar.

O objetivo dos próximos intercâmbios é promover a articulação das diferentes experiências acompanhadas sobre Fundos Rotativos Solidários (FRS) com outras organizações; possibilitar que os empreendimentos solidários possam se fortalecer para participarem, de forma articulada, em redes na perspectiva de promover trocas de experiências sobre a realidade dos FRS; e promover um diálogo com outras metodologias para o desenvolvimento local sustentado e solidário, como a Convivência com o Semiárido, a Transição Agroecológica, Economia Criativa, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário